Bem Vindo ao Soeirinho Online!
Login | Registe-se
Notícias | Galeria de Fotos | Livro de Visitas
Sobre a aldeia...
· Fogueira de Natal
· Origens e História
Redes sociais
Twitter   Facebook   
Ligados
de momento estão online 5 visitante(s)
e 0 membro(s).

Ainda não é nosso utilizador. Clique aqui para se registar!
Fogueira de Natal


A origem das celebrações, perde-se no tempo e na memória. As tradições natalícias datam de há muitos séculos e todos os anos se repetem nesta altura mágica do ano, em que o sagrado e o profano andam de mãos dadas.

A mais exuberante de todas as tradições de Natal é o ritual de origem pagã de acender uma enorme fogueira ao ar livre, que todos os anos se repete um pouco por todo o país. A fogueira adquire uma vertente cristã ao ser realizada, na maioria das localidades, no largo da igreja. Diz-se que os madeiros se acendem para aquecer o Menino Jesus.

À fogueira também se dá o nome de madeiro ou cepo, designação associada ao tipo de troncos de árvore que vão ser queimados depois de terem sido cortados. A incumbência de arranjar a madeira para queimar e de tomar conta da fogueira, para que ela nunca se apague durante os dias festivos, fica a cargo dos rapazes, embora, em algumas localidades, as funções estejam a ser desempenhadas por outras pessoas.

O corte e o transporte da madeira para o lugar onde será queimada são feitos na véspera, alguns dias antes, ou no Domingo anterior. Em algumas aldeias o transporte faz-se no dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de Dezembro), ficando o resto da população no largo da igreja, onde recebe festivamente os madeiros. (...)

Com o mudar dos tempos, os madeiros já não viajam em carroças ou carros de bois, mas sim, na maior parte dos casos, em reboques de tractores. (...)

Troncos e ramos formam uma pilha no largo da igreja. O castanheiro, a azinheira, o sobreiro e o pinheiro são as árvores mais usadas para a fogueira de Natal. (...)

Normalmente de grandes dimensões, a fogueira fomenta os laços entre os elementos de uma comunidade.



in Comarca de Arganil





Fogueira de Natal em Fajão, Pampilhosa da Serra









Copyright © por Soeirinho Todos os direitos reservados.

Publicado em: 2006-02-20 (3000 leituras)

[ Voltar ]
Copyright © Soeirinho, excepto comentários publicados (propriedade dos autores)
CMS based on PHP-Nuke | Engineering: net7ra |
Geração da Página: 0.10 Segundos