Bem Vindo ao Soeirinho Online!
Login | Registe-se
Notícias | Galeria de Fotos | Livro de Visitas
Sobre a aldeia...
· Fogueira de Natal
· Origens e História
Redes sociais
Twitter   Facebook   
Ligados
de momento estão online 29 visitante(s)
e 0 membro(s).

Ainda não é nosso utilizador. Clique aqui para se registar!
Outras Notícias
Vespa asiática ameaça apiários minhotos

A vespa asiática ou vespa velutina - Vespa velutina nigrithorax - tem sido observada na região norte de Portugal, mais precisamente no Minho, com maior predominância de casos no distrito de Viana do Castelo.


Uma nova ameaça recai sobre as abelhas europeias. Depois dos fungos, dos pesticidas, das alterações climáticas, da destruição dos habitats e do crescente nível de radiações e onda electromagnéticas presentes na atmosfera, as abelhas, em declínio mundial, têm agora uma nova ameaça: a vespa asiática.
A vespa asiática


Em Portugal, a região do Minho é a mais afectada por esta praga que, segundo se julga, tenha chegado a Portugal vinda de Espanha e França, onde foi introduzida através de um carregamento de mercadorias provenientes da China de onde é originária esta vespa. Só no concelho de Viana do Castelo já se conhecem mais de três dezenas de casos!

A vespa asiática é um predador directo das abelhas europeias - Apis melífera – atacando não só as colmeias com as próprias abelhas. As vespas aguardam junto à entrada das colmeias que as abelhas cheguem carregadas de pólen. Nessa altura capturam-nas e matam-nas, cortam-lhes a cabeça, as patas e o ferrão, transportando-as para os seus próprios ninhos, servindo de alimento à sua comunidade. As abelhas que não são devoradas pelas vespas, sentem-se ameaçadas e refugiam-se nas colmeias, de onde não saem, acabando por toda a colónia morrer à fome.

Os primeiros registos da ocorrência desta vespa em Portugal ocorreram em 2011, mas o seu número e o registo de novos casos tem vindo a aumentar, apesar da actuação da protecção civil e bombeiros na destruição dos ninhos desta vespa, com recurso ao fogo.

Ninho de vespa asiática
Como medida complementar, nos apiários, "os produtores podem também recorrer ao uso de armadilhas artesanais, com iscos como cerveja, vinho branco ou sardinhas", explica Miguel Maia, técnico da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL). A função das armadilhas é capturar as vespas fundadoras dos ninhos, sendo colocadas entre Fevereiro e Maio, mas também servem para diminuir a predação sobre as abelhas e aí devem ser utilizadas entre Setembro a Dezembro.

Vão surgindo também alguns remédios sendo um exemplo o que se pode encontrar aqui, fabricado pela Qalian: http://montedomel.blogspot.pt/2013/02/armadilha-para-vespa-velutina.html

A vespa asiática é escura, com o tórax e o abdómen negros, excepto o quarto seguimento, que é amarelo. As rainhas chegam a medir 40 milímetros e os restantes exemplares são ligeiramente menores, alcançando os 30 milímetros. Se não se for alérgico ao seu veneno, não constituem perigo directo para os seres humanos.

Os ninhos da vespa asiática, com cerca de um metro de altura e 80 centímetros de largura, são normalmente construídos em árvores, podendo passar despercebidos devido à folhagem ou ao porte das árvores.

Actualmente ainda não foram registados casos na zona centro de Portugal Continental mas os especialistas admitem que "é uma questão de tempo. É impossível erradicar esta espécie. Mas desacelerar a sua progressão e diminuir o seu impacto, é uma tarefa possível através da destruição de ninhos, colocação de armadilhas", sublinha Miguel Maia. Acrescenta que dentro de dez anos é possível que a vespa asiática tenha colonizado toda a Península Ibérica e que, nessa altura, "vamos tropeçar nos ninhos".

Este excelente artigo da Revista «O Apicultor», Vespa velutina: A sua Situação em Portugal, dar-vos-á mais informações sobre a vespa asiática - http://www.oapicultor.com/artigos/Vespa%20velutina,%20A%20sua%20Situa%C3%A7%C3%A3o%20em%20Portugal.pdf - bem como estes folhetos de divulgação da D.G.A.V. - Direcção Geral de Alimentação e Veterinária - http://www.soeirinho.pt/upld/pdf/2013-vespa-velutina-folheto-informativo.pdf e http://www.soeirinho.pt/upld/pdf/2013-vespa-velutina-plano-de-accao.pdf.


Vídeo SIC



Enviado em Segunda-Feira, 11 de Fevereiro de 2013 (9:59:47)
 
Relacionado
· Mais sobre Outras Notícias
· Notícias por PEstevao


Os artigos mais lidos sobre Outras Notícias:
Vespa do castanheiro: uma nova praga

Classificação
Pontuação Média: 0
Votos: 0

Vote neste artigo:

Excelente
Muito Bom
Bom
Médio
Mau

Opções

 Imprimir Imprimir

"Vespa asiática ameaça apiários minhotos" | Login/Criar uma Conta | 0 comentários
Os comentários são propriedade de quem os escreveu. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Os comentários não podem ser enviados por utilizadores anónimos. Por favor registe-se
Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Soeirinho. Excepto comentários publicados (propriedade dos autores).
CMS based on PHP-Nuke | Engineering: net7ra |
Geração da Página: 0.24 Segundos